Felicidade- Publicado em 190811
Felicidade- Publicado em 190811

Felicidade

No domingo passado eu voltava da rodoviária de Campinas com Freddie Mercury no fone de ouvido e uma tristeza profunda no coração, pois fui até lá para me despedir do meu namorado que retornava para sua cidade.

Passei a observar as pessoas no ônibus e percebi quantos outros semblantes também tristes estavam ao meu redor. Uma das únicas pessoas que conversava animadamente com a passageira ao seu lado era uma moça com um bebê no colo. Os demais passageiros ali no fundo, a maioria com uniformes e crachás de empresas, pareciam imersos cada qual em sua tristeza particular.

Olhar para aqueles rostos tão apáticos quanto o meu deveria estar, para aquelas pessoas desconhecidas que dividiam comigo o mesmo ambiente e algumas, o mesmo sentimento, me fez refletir sobre a felicidade.

Os dicionários definem a palavra felicidade, mas não o sentimento, pois é um sentimento particular: (fe-li-ci-da-de) felicidade sf (lat felicitate) 1 Estado de quem é feliz. 2 Ventura. 3 Bem-estar, contentamento. 4 Bom resultado, bom êxito. F. eterna: bem-aventurança.( http://www.dicionarioweb.com.br/felicidade.html).

Será que existe um estado pleno de felicidade?

Eu vejo tantas pessoas que se dizem felizes, que contam piadas e faz graça o tempo todo, mas que no fundo, faz-se de felizes para serem aceitos socialmente, uma “felicidade artificial”.

Atualmente há  supervalorização do bom humor, da auto-estima, da simpatia, mas todos têm autos e baixos e isso é perfeitamente normal.Não há nada de errado em assumir que não está bem, que está triste por algum motivo ou mesmo em pedir ajuda, pelo contrário, demonstrar o que está sentindo pode contribuir para se sentir melhor posteriormente.

A felicidade é muito importante, é ela que nos move, nos faz lutar dia-a-dia por ela, mas há dias em que a tristeza vence. Normal! Não quer dizer que ela vencerá todos os dias.O melhor é valorizar na medida certa todos os nossos sentimento, aceitá-los e  aprender com eles.

Emoção e razão, tristeza e felicidade, é disso que somos feitos, é isso que nos torna seres humanos!