Uma aluna me disse
Uma aluna me disse

Uma aluna me disse

 

Um dia dois alunos, um menino e uma menina discutiam no corredor da escola. Apaziguei a situação, o menino desceu as escadas rumo ao pátio, a aluna que estava muito irritada, me disse que preferia que sua mãe estivesse  morta.Fiquei chocada com esta afirmação e lhe perguntei o porquê, ela me disse que o menino acabava de chamá-la de bandida porque sua mãe estava presa.

Aos prantos a garota me disse que estava cansada de ser mal tratada pelos colegas por que sua mãe estava presa por tráfico de drogas e como quase todos os alunos da sala eram do mesmo bairro todos sabiam uns da vida dos outros.

Na aula seguinte, no meio de uma explicação corriqueira o assunto surgiu e novamente ouvi algo sobre a mãe da garota, mas não consegui saber quem falou.

Parei a aula e pedi para todos fecharem os cadernos e prestarem atenção no que eu iria falar.

Falei muito alto para que todos ouvissem, e todos prestaram atenção no que eu disse.Comecei falando sobre amizade, de como é difícil ser amigo de todo mundo e que  muitas vezes é impossível e passei a falar sobre respeito.

Falei para a sala toda e em especial olhava para o aluno com quem a menina tinha discutido no dia anterior. Falei que eles deveriam ter grande admiração pela garota, pois eu tinha orgulho da coragem dela, falei-lhes de que o que ela estava vivendo deveria ser muito terrível e que as atitudes que vinham ocorrendo na sala deveriam tornar tudo mais difícil. Eu disse a eles para se imaginarem na mesma situação que a garota e mais, disse-lhes para avaliarem o quanto ela era corajosa de estar passando por isso e ainda dividir com eles, mesmo sabendo que alguns não a compreenderiam.

Acho que eu passei quase aula toda falando e este foi o dia em que aquela turma

( considerada uma turma difícil) mais prestou atenção no que eu dizia.

Naquele dia eu os toquei de forma diferente, consegui ensinar algo que não estava nos livros.

A menina  mudou de atitudes em minha aula depois disso. Outros professores sempre tinham queixas dela, mas comigo ela comportava-se diferente. Líder natural, ela logo passou a influenciar as atitudes de outros colegas e a turma, ainda que muito difícil, passou a colaborar mais em minhas aulas.

Guardo a imagem desta menina comigo, guardo a sua coragem como lição!